Monica Freitas

71 3330-6100

Cirurgia Refrativa

Principais Técnicas

Sobre o PRK:
Nesta técnica o Excimer Laser é aplicado sobre a superfície da córnea após a remoção das células externas da mesma, ou epitélio. Existe uma tendência mundial para o aumento da preferência de muitos cirurgiões por esta técnica, por ser considerada uma técnica mais segura (por não envolver cortes) e pela possibilidade recente de modular a cicatrização corneana através da aplicação de mitomicina sobre a córnea ,ao final do ato cirúrgico, evitando o haze (opacidade corneana indesejável).
Como é realizado o procedimento:
É realizado com conforto, através da instilação de gotas anestésicas e tem duração aproximada de dez minutos. Em seguida é colocada uma lente de contato terapêutica, que será utilizada durante cinco a sete dias, sendo em seguida removida por um dos membros da equipe cirúrgica. Caso ocorra queda da lente de contato no pós-operatório imediato, o curativo fornecido deverá ser utilizado para cobrir o seu olho e na sua próxima revisão, se necessário, uma nova lente será colocada. Na maioria dos casos a cirurgia do segundo olho é realizada uma semana após a do primeiro olho, prazo em geral satisfatório para que o primeiro olho operado tenha uma boa visão. Prepare-se para comparecer acompanhado na data agendada para a sua cirurgia, tendo os cabelos lavados, sem qualquer maquiagem no rosto e de preferência utilizando uma vestimenta abotoada, para facilitar a retirada após o seu retorno em casa. Você permanecerá conosco por aproximadamente duas horas e não poderá retornar para casa conduzindo o seu veículo.

Pós-operatório imediato: É comum a presença de sensação dolorosa ou de corpo estranho, lacrimejamento, vermelhidão ocular e até inchaço da pálpebra, nas primeiras 48 horas de pós-operatório, de intensidade variável, de acordo com a sensibilidade à dor de cada paciente. Para auxiliar no controle do desconforto é fundamental que você mantenha todos os seus colírios bastante gelados, retirando-os da geladeira apenas para a instilação nos olhos. Leia a sua receita atentamente. Segui-la com cuidado é fundamental para um bom resultado.

O retorno às atividades profissionais poderá em geral ocorrer cerca de quatro a cinco dias após o tratamento. Após a primeira semana, o principal cuidado recomendado corresponde à não fricção dos olhos, a evitar banhos de imersão e também a evitar o uso de maquiagem na área dos olhos. A exposição solar direta deverá ser evitada durante cerca de 90 dias, para evitar as indesejadas cicatrizações corneanas opacas denominadas haze.

Converse com o cirurgião de sua confiança sobre a técnica de preferência dele para o seu caso e entenda o processo. A sua participação com perguntas e dúvidas sobre o tema é muito importante, pois irá contribuir para que as suas expectativas estejam adequadas à realidade.

Sobre o Lasik:
No Lasik a primeira etapa da cirurgia corresponde à realização de um flap ou retalho, utilizando um equipamento mecânico, denominado microcerátomo. Em raras ocasiões pode ocorrer que o retalho realizado não apresente as características desejadas, o que leva à suspensão do tratamento, não ocorrendo então a aplicação do Excimer Laser neste momento. Nestes casos a cirurgia poderá ser realizada em outra data, em geral cerca de 90 dias após o primeiro evento. Após a realização do retalho corneano o laser será então aplicado na parte mais interna da córnea. Após a aplicação do laser a membrana será reposicionada, permitindo que a córnea assuma o seu aspecto anterior.

O procedimento tem duração aproximada de dez minutos, sendo realizado com conforto através do uso de gotas anestésicas. Em geral não se faz necessário o uso de lente de contato terapêutica pós-operatória. No lasik é possível a realização da cirurgia do segundo olho no dia seguinte à realização do primeiro, já que a recuperação visual ocorre de forma mais rápida. Alguns cirurgiões optam pela realização simultânea da cirurgia, ou seja: operam os dois olhos no mesmo dia. É importante mencionar que a qualidade da visão após alguns dias de pós-operatório será igual, comparando-se a técnica do PRK com a do Lasik.

O retorno às atividades profissionais poderá em geral ocorrer cerca de quatro a cinco dias após o tratamento, sendo que cerca de uma semana após o ato cirúrgico o cuidado recomendado corresponde à não fricção dos olhos para evitar o deslocamento do retalho, a evitar os banhos de imersão e evitar o uso de maquiagem na área dos olhos.

Converse com o cirurgião de sua confiança sobre a técnica de preferência dele para o seu caso e entenda o processo.

A sua participação com perguntas e dúvidas sobre o tema é muito importante, pois irá contribuir para que as suas expectativas estejam adequadas à realidade.

Comentários



(Obrigatório)

  1. Flickr
  2. Orkut
  3. Youtube

Site Drª Mônica Freitas 2011 | Av Tancredo Neves - n°620, Mundo Plaza 32° andar - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-020 (71) 3330-6100