Monica Freitas

71 3330-6100

Bate papo com Dra. Mônica sobre Lente de Contato

Lentes de contato:
Podem representar uma alternativa excelente ao uso de óculos, tanto para os portadores de miopia, como hipermetropias ou de astigmatismo.
É importante mencionarmos que dispomos atualmente de diversos tipos de lentes, variando desde o material de que são feitas, até mesmo a cor, o número de horas de uso recomendado o fabricante etc. Existem as lentes de material rígido, feitas de acrílico, silicone ou o fluorcarbono e as lentes gelatinosas, que são as mais bem aceitas por serem mais confortáveis no olho do usuário. Dentre os diversos tipos de lentes gelatinosas podemos mencionar as de uso descartável –em geral de descarte mensal- e as gelatinosas de uso anual, coloridas ou não, com ou sem grau, de diversos fabricantes diferentes.
As lentes costumam funcionar muito bem, proporcionando uma boa visão, representando para alguns, uma boa alternativa aos óculos, por não interferirem na estética facial, sendo também uma boa opção à pratica esportiva, todavia é fundamental que a escolha da lente adequada para cada caso seja feita por oftalmologista especialista e que cuidados sejam observados quanto à limpeza, conservação, substituição e modo de uso das lentes, de acordo com as características de cada uma delas. Vale lembrar que o uso de lentes de forma incorreta, sem observação dos cuidados recomendados pode ocasionar uma série de problemas corneanos, como ceratites, úlceras, ressecamento ocular, irritação ocular, conjuntivites e outros.
Algumas recomendações que devem ser seguidas e que geram dúvidas frequentes.

1. As lentes para uso diário podem ser utilizadas para dormir?
R- Não. Devido à menor permeabilidade ao oxigênio (parâmetro conhecido como Dk), estas lentes são indicadas para uso durante o período em que estamos acordados. Quando dormimos ocorre uma elevação da temperatura corneana e a ausência do ato de piscar faz com que seja necessário estar sem as lentes para uma boa nutrição e lubrificação da córnea.

2.A higiene diária recomendada para uma lente gelatinosa de descarte mensal é a mesma que a recomendada para uma gelatinosa de troca anual?
Não. A higienização diária das lentes de troca anual exige mais cuidados. Além do produto multiuso, usado para limpeza, conservação e enxágue (fabricantes diversos) é necessário o uso de removedor proteico quinzenal, para evitar que o acúmulo de substâncias eliminadas pela lágrima e a ocorrência de irritações e processos alérgicos.

3. Para portadores de astigmatismos quais as lentes de contato mais indicadas?
São as rígidas, pois proporcionam uma melhor qualidade de visão, sobretudo para portadores de astigmatismos maiores que 2,5 graus. Estas lentes, também podem ser usadas por míopes e hipermetropes. Para alguns pacientes, tem o inconveniente de serem menos confortáveis, já que são registradas pela pálpebra durante o ato de piscar. Para quem tem astigmatismos menores do que 2,5 graus, existe a opção das gelatinosas tóricas. Já as lentes gelatinosas comuns, mais conhecidas, não proporcionam uma boa qualidade de visão nos astigmatismos acima de 1,0 grau.

4. E para os portadores de Ceratocone, qual o tipo mais indicado de lentes?
Existem diversas opções que o médico irá escolher de acordo com o tipo do cone, a localização do mesmo e a severidade do caso. É importante comentar que as lentes não irão tratar o problema e sim oferecer uma boa qualidade de visão para estes pacientes que não enxergam bem com os óculos. Esta foi uma área da oftalmologia que sofreu um grande avanço, com o desenvolvimento de lentes rígidas de materiais especiais (mais permeáveis ao oxigênio) e das lentes com desenhos diferenciados, chamadas lentes de dupla curva, ou até mesmo de múltiplas curvas. Este tipo de lentes é muito conveniente para pacientes com ceratocones mais avançados por se acomodarem melhor ao cone e deste modo se adaptarem melhor à córnea.

5. E as lentes gelatinosas para portadores de ceratocone, funcionam bem?
Não, elas não são capazes de proporcionar ao usuário uma boa visão. É importante compreender que nos portadores de ceratocone a principal característica é a irregularidade corneana, que causa as distorções visuais que impedem uma boa visão com óculos. As lentes rígidas imitam uma “nova córnea” regular e simétrica e é por este motivo que os pacientes com ceratocone atingem um ótimo patamar visual com elas.

6. É seguro utilizar as lentes coloridas com o grau que utilizo o dia inteiro?
As lentes coloridas são pintadas e portanto, permitem uma menor oxigenação da córnea. Elas podem ser utilizadas com grau, desde que seja de forma eventual, como por exemplo, para participação de eventos, ou durante algumas horas por dia. Entretanto, não recomendo o uso contínuo de lentes coloridas.

7. Existem riscos de prolongar a “vida útil” das lentes de contato descartáveis, estendendo por exemplo, de um para dois meses?
Não é recomendável, pois a incidência de complicações como irritações oculares, alergias oculares e até mesmo processos infecciosos podem ser maiores.

8. É possível utilizar com segurança as lentes para mergulhar no mar ou na piscina?
Não é aconselhável, porque além do maior risco de perda das lentes- principalmente as rígidas- há também chance de contaminação por diversos agentes como por exemplo a acantamoeba, germe de difícil tratamento e que é encontrado com frequência em águas de pia, piscina e mar, causando um processo infecioso severo, que frequentemente impõe o transplante de córnea.

9. O desenvolvimento de intolerância às lentes de contato irá ocorrer após alguns anos, em todos os usuários?
Não. A intolerância às lentes gelatinosas é relativamente frequente após alguns anos de uso das mesmas e cursa com vermelhidão e sensação de corpo estranho pouco tempo após colocar as lentes. Existem usuários que tem uma maior propensão ao desenvolvimento do quadro, além do que, o uso abusivo, sem seguir as recomendações do médico que fez a adaptação e do fabricante, facilitam a instalação do quadro.

10. Uma vez surgindo os primeiros sintomas é obrigatório abandonar o uso das lentes, ou existe tratamento?
Em geral, o processo pode ser mantido sob controle com a suspensão do uso de lentes durante alguns dias e uso de colírios antialérgicos. Após o desaparecimento dos sintomas podemos trocar as lentes por lentes de outro material (rigídas se possível, ou gelatinosas descartáveis) e reduzir o número de horas de uso, mantendo o acompanhamento do usuário.

Como vimos são diversos os pontos que podem gerar dúvidas entre os usuários de lentes de contato. Caso você tenha você tenha alguma questão que não tenha sido abordada, nos envie a pergunta e teremos prazer em esclarecer.

         

Comentários



(Obrigatório)

  • Olá Dra! Sou paciente do Isto tudo de olhos Freitas. Usava lente gelatinosa, após uma consulta com a Dr Tânia, ela me recomendou as lentes rígidas. Não consigo ficar com a lente nem 40 minutos, é muito desconfortável, tenho miopia. Será que tenho direito de voltar a usar às lentes gelatinosa?lente comprada em 3 de março 2015.

  • Tenho uma dúvida queria usar lente por estética posso?

  • sou paciente de Dra Monica e gostaria muito de comprar as lentes descartaveis vcs tem ai??

  • Bom dia Rejane,

    Para responder sua pergunta é necessário marcar uma avaliação no Instituto de Olhos Freitas comigo ou com Dra. Tânia Ramos, só assim será possível te responder essa dúvida.

    Obrigada por acessar meu site.
    Dra. Mônica Freitas

  • Querida Marta
    ” A adaptação de lentes de contato é sempre um ato médico, e não uma relação de compra e venda. É necessário que haja avaliação, acompanhamento e revisões, para eventuais ajustes e orientações.

    Caso a querida cliente queira usar as lentes descartáveis, estamos à disposição para uma avaliação.

    Obrigada pela sua visita ao site! Ele está sendo todo renovado para tornar – se ainda mais interativo, e lhe servir melhor. Continue conosco. Forte abraço! “

  • Laiana, Olá!
    Sugiro que marque uma nova avaliação com a Dra.Tânia. Tânia Ramos, para que ela possa orientá – lá melhor, após examiná- lá com as lentes.
    É importante esclarecer que a passagem da lentes gelatinosas para rígidas podem ser um pouco desconfortáveis, em alguns pacientes. É necessário paciência e persistência, mas com acompanhamento médico de perto. Da. Tânia irá orientá – lá mais especificamente.

    Obrigada pela sua visita ao nosso site!! Sabia que ele está sendo totalmente renovado, para ficar ainda mais interativo, e assim, ainda mais esclarecedor?
    Continue conosco!
    Um forte abraço!
    Dra. Mônica

  • dra. MöNica
    Bom dia,
    Sou paciente do Instituto de olhos Freitas desde de quando era na garibalda no Centro Médico Alexander Fleming, já fiz várias cirurgias como por exemplo; refratária, catarata com implante de lente e por último descolamento de retina do olho direito. O motivo do meu contato e saber se existe a possibilidade de uma avaliação para ver se é possível melhorar o meu grau da lente que foi implantada, tenho bastante dificuldades mesmo com auxílio dos óculos não tenho uma visão 110% toda vem que me submeto ao exame para renovar a minha habilitação tenho que apresentar um relatório que Dr. Celia Margarete me fornece. Será que existe um meio de melhora com essa técnica moderna a laser?

    Grato pela atenção,

    João Carlos Ponheiro Bacelar

  • Bom dia João,

    Para a sua avaliação é necessário marcar com com Dr. Marcelo Freitas, pois ele é o especialista em cirurgia de Catarata.
    Entre em contato com Raquel no numero 3330-6116 e agenda a sua consulta.
    Obrigada por acessar meu site.

  1. Flickr
  2. Orkut
  3. Youtube

Site Drª Mônica Freitas 2011 | Av Tancredo Neves - n°620, Mundo Plaza 32° andar - Caminho das Árvores, Salvador - BA, 41820-020 (71) 3330-6100